Publicado em

dicas para diminuir o colesterol

Uma boa dieta alimentar, muito exercício e a ingestão de estatina são as melhores apostas para lograr na batalha do HDL contra o LDL, o bom e o mau colesterol. Mas há outras técnicas. Veja abaixo:

 

Fazer exercício físico com regularidade

 

Os diversos exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, são as melhores opções para diminuir o colesterol mau no sangue e, por isso, deve-se fazer no mínimo, 30 minutos, 4 vezes por semana, ou para se ter bem melhores resultados, fazer exercícios todos os dias.

 

Açaí
A fruta amazônica é extrememante rica em antocianinas, um pigmento e um antioxidante natural, que consegue reduzir a oxidação das Lipoproteinas de Baixa Densidade, o famoso LDL.

Feijão
Um estudo canadense pesquisou o potencial de feijão e outras leguminosas no combate ao colesterol LDL e descobriu que uma porção diária deste alimento é capaz de baixá-lo em 5%.

Carboidratos com alto índice glicêmico
A velocidade com que o açúcar do alimento entra na corrente sanguínea é chamada de índice glicêmico. O açúcar que entra no sangue é uma forma de energia necessária a todas as nossas funções vitais, desde um piscar de olhos a subir 20 andares a pé. Acontece que se esse açúcar não vier a ser consumido imediatamente pelo corpo, ele se transformará em gordura, que é a reserva de energia do corpo. Alimentos com alto índice glicemico são indicados para atletas. Os de baixo índice entram no sangue devagar, aumentam a sensação de saciedade e ajudam também a controlar o peso.

Preferir gorduras que são saudáveis

As gorduras saturadas, presentes na manteiga, no bacon ou na mortadela e as hidrogenadas, presentes na margarina, banha e muitos alimentos processados, elevam os níveis de colesterol LDL. No entanto, as gorduras que são saudáveis, como as monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem e nos ácidos graxos ômega-3, reduzem bastante o colesterol ruim e aumentam o bom.

Dessa forma, deve-se optar todas as vezes por azeite extra-virgem para cozinhar ou para temperar saladas por exemplo e deve-se comer, pelo menos, uma dose diária de um alimento rico em omega-3, como por exemplo peixes, nozes e sementes de linhaça. Veja mais alimentos ricos em omega-3. Se você sofre com o colesterol alto nós recomendamos o suplemento natural para abaixar colesterol e pressão alta, uva max é o melhor do mercado.

 

Beber um bom suco de berinjela é muito bom

O suco de berinjela é um ótimo remédio caseiro para o colesterol alto, que contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco.

Pode-se ainda consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado ou também você pode usar a berinjela em cápsulas.